TRICOMANÍASE

3/30/20251 min read

A tricomoníase trata-se de uma resposta celular local com inflamação da mucosa vaginal. Nessa resposta é ocorrido uma grande infiltração de leucócitos, incluindo células como os linfócitos T CD4+ e macrófagos. O Trichomonas causa frequentemente pontos hemorrágicos na mucosa, permitindo o acesso do vírus à corrente sanguínea. O parasita tem é capaz de degradar o inibidor da proteína leucocitária secretória, um produto que é conhecido por bloquear o ataque viral à célula.

SINTOMAS

Embora quase um terço das infecções por T. vaginalis seja assintomático, a maioria desenvolve queixas como corrimentos vaginais (claro ou de aspecto purulento), irritação na área da vulva e inflamação. Algumas mulheres descrevem dor ao urinar e dores na região pélvica. No homem, não demonstra sintomas na maioria das vezes, entretanto poderá ser percebida pela presença de uretrite, tendo complicações como prostatite, epididimite e infertilidade.

EPIDEMIOLOGIA

Segundo o Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde (PNDST/AIDS), em grande estudo nacional, estimou uma incidência de 5,1% (8,2% em mulheres e 1,9% em homens), apresentando mais de 4,3 milhões de casos novos por ano.