HPV
3/30/20251 min read
Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus que acomete a pele e as mucosas, sendo considerado a IST mais frequente em nível global.
Há mais de 200 subtipos identificados, alguns responsáveis por lesões benignas, como verrugas genitais, e outros associados ao desenvolvimento de cânceres, como os de colo do útero, ânus, pênis, cavidade oral e orofaringe.
VACINAÇÃO
A principal estratégia de prevenção é a vacinação, disponibilizada gratuitamente pelo SUS, complementada pelo uso regular de preservativos, que contribuem para a redução do risco de transmissão. Entre os grupos para quais a vacina é indicada destacam-se as crianças e adolescentes entre 9 a 14 anos (dose única) e também usuários de PrEP e pessoas vivendo com HIV/AIDS.
SINTOMAS
A infecção pelo HPV costuma ser assintomática na maioria das pessoas, podendo permanecer inativa por longos períodos. Em alguns casos, as manifestações são subclínicas, ou seja, não perceptíveis a olho nu. A queda da imunidade pode ocasionar a multiplicação do vírus, o que pode levar ao aparecimento de lesões (condilomas acuminados). Apesar disso, a maior parte das infecções é eliminada espontaneamente pelo organismo em até 24 meses.
Os primeiros sinais costumam surgir entre 2 e 8 meses após o contato com o vírus, embora possam demorar até 20 anos para se manifestar. As manifestações são mais frequentes em gestantes e pessoas com baixa imunidade.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico depende da forma da infecção, sendo realizado por meio de exames clínicos ou laboratoriais, conforme a presença de lesões visíveis ou não. Ainda, o exame preventivo contra o HPV, o Papanicolau, é um exame ginecológico mais comum para identificar lesões que podem desencadear o câncer do colo de útero.


entre em contato
© 2025. All rights reserved.