HERPES
3/30/20251 min read
A herpes, causada pelo vírus herpes simplex (HSV), é uma infecção mucocutânea caracterizada pelo aparecimento de lesões vesiculares e ulcerosas.
TIPOS
TIPO 1(HSV-1): transmitido principalmente por contato oral, ou oral-genital, através do contato com o vírus em saliva, feridas na mucosa, ou na superfície da pele, causando lesões na região bucal, e também, em alguns casos provocar lesões genitais.
TIPO 2 (HSV-2): transmitido pelo contato sexual e causa lesões na região genital. Geralmente têm maior probabilidade de ocorrer sintomas recorrentes do que o tipo 1, além de aumentar o risco de infecção pelo vírus HIV em até aproximadamente três vezes mais.
EPIDEMIOLOGIA
Segundo dados da OMS estima-se que 64% da população mundial com menos de 50 anos, cerca de 3,8 bilhões de pessoas, tenham a infecção pelo tipo 1 do vírus.
No caso da herpes tipo 2, estima-se que 13% da população mundial com idade entre 15 e 49 anos, cerca de 520 milhões de pessoas tenham a infecção pelo vírus. Apesar de na maioria dos casos, a herpes apresentar-se de forma assintomática, os seus principais sintomas são bolhas, úlceras dolorosas e recorrentes (oral ou genital), podendo causar febre, inchaço dos gânglios linfáticos e dores no corpo.
TRATAMENTO
Para seu tratamento, apesar de não existir cura para infecção, são utilizados medicamentos antivirais para diminuir os sintomas e a recorrência, entretanto ainda assim é necessário evitar o contato oral com pessoas com sintomas de herpes e utilizar preservativo durante as relações sexuais.




entre em contato
© 2025. All rights reserved.