HEPATITE B
5/8/20241 min read
Hepatites virais são doenças hepáticas caracterizadas por um processo inflamatório decorrente da lesão aos hepatócitos. Dentre os cinco tipos existentes, a Hepatite B, causada pelo vírus B da hepatite (HBV), apresenta grande prevalência no Brasil, por ser a segunda maior causa de morte, representando 21,7% dos óbitos, entre as hepatites virais, entre os anos de 2000 e 2022.
O vírus está presente no sangue e nas secreções corporais, sendo assim, também é classificado como uma IST. Inicialmente ocorre uma infecção aguda, que comumente, em até seis meses dos primeiros sintomas, se resolve espontaneamente sendo considerada de curta duração. Entretanto em alguns casos, a infecção permanece após este período, sendo considerada crônica, podendo ser confirmado pela presença do marcador HBsAg no sangue.
TRANSMISSÃO
A transmissão do vírus pode ocorrer principalmente através de relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada, compartilhamento de seringas, agulhas, objetos cortantes, ou até mesmo de mãe infectada para o filho, durante a gestação ou no parto.
SINTOMAS
Geralmente a doença se manifesta de forma silenciosa, sem sinais e sintomas, mas em casos mais avançados, o paciente pode apresentar doenças hepáticas crônicas que podem se manifestar por meio de enjoos, tonturas, dores abdominais e em alguns casos, pele e olhos amarelados.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Contudo existe a vacina como principal medida de prevenção, que está incluída no calendário de vacinação infantil e disponível pelo SUS em unidades básicas de saúde (UBS) para todas as idades. Seu tratamento é caracterizado pelo uso de medicamentos antivirais e apesar de não curar a infecção, melhora a sobrevida a longo prazo.


entre em contato
© 2025. All rights reserved.