O QUE É A PREP

Entenda tudo sobre a PrEP: o que é, como funciona, posologia, tempo de efeito e efeitos colaterais

3/30/20252 min read

A Profilaxia Pré-Exposição ao vírus do HIV, mais comumente conhecida como PrEP é uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais:

  • Fumarato de tenofovir desoproxila (300 mg) e

  • Entricitabina (200 mg).


Ambos os medicamentos pertencem à classe dos inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos (ITRN), e atuam no organismo se incorporando na cadeia de DNA viral em formação e causam o término prematuro da sua síntese, impedindo assim, a replicação do vírus.


E além de resultar em supressão viral duradoura e reduzir o risco de transmitir o vírus para outros, também aumenta os níveis das células CD4+, que são de extrema importância para o nosso sistema imunológico.

Estes fármacos possuem maiores níveis de concentração celular na mucosa anal, a partir de sete dias de uso contínuo da dose diária. Já no tecido cervicovaginal, somente a partir de aproximadamente vinte dias de uso diário. Sendo assim, durante este período é recomendado que sejam utilizadas medidas adicionais de prevenção.

POSOLOGIA

  • PrEP diária: consiste na tomada dos medicamentos diariamente e de forma contínua - é indicada para aqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade ao vírus.

  • PrEP sob demanda: consiste na tomada dos medicamentos somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao vírus, devem ser tomados 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual, mais um comprimido após 24 horas depois da primeira dose, e mais um, 24 horas após a segunda dose - indicada para pessoas que tenham relações sexuais menos frequentes (menos que duas vezes por semana) e que consigam planejar quando a relação irá acontecer. Além de que, como o medicamento apresenta maior concentração e em menos tempo na mucosa anal, sua eficácia é mais perceptível, somente para algumas populações como: homens cisgêneros, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

EFEITOS COLATERAIS

Na maioria dos casos, não são apresentados efeitos colaterais, mas há uma pequena chance do indivíduo sentir dores de cabeça (cefaleia), náuseas e diarreias no primeiro mês e houve raros casos em que a PrEP causou danos renais. 

Entretanto, é recomendado que os usuários da PrEP façam exames periodicamente e procurem um médico caso tenham algum sintoma mais grave.